Ficaríamos surpresos ao saber o que podemos suportar quando não temos escolha.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

IMPOSSIBILIDADE E DESCONTROLE

Força de vontade não é a chave para a forma de viver que almejamos, a entrega é.

- Passei muito tempo tentando forçar as pessoas a serem, fazerem ou sentirem coisas que não são, não querem fazer e preferem não sentir. Nesse processo, enlouqueci a elas e a mim mesma – disse uma mulher em recuperação.
- Passei minha infância tentando fazer de um pai alcoólico, que não amava a si próprio, uma pessoa normal que me amava. Depois, casei-me com um alcoólatra e passei dez anos tentando fazer com que ele parasse de beber.
- Passei anos tentando fazer com que pessoas emocionalmente indisponíveis estivessem emocionalmente presentes para mim. Passei mais anos ainda tentando fazer felizes membros de minha família que estavam contentes em se sentir miseráveis. O que quero dizer é que passei a maior parte da minha vida tentando desesperadamente e em vão fazer o impossível, e me sentia uma fracassada por não conseguir. É como plantar milho e tentar colher feijão. Não é possível!
- Rendo-me à impossibilidade, consigo a presença de espírito para parar de perder tempo e energia tentando mudar e controlar o que não pode ser mudado e controlado. Permiti-me deixar de tentar conseguir o impossível e concentrar-me no que é possível: ser quem sou, amar a mim mesma, sentir o que sinto e fazer o que desejo da minha vida.

Ao nos recuperarmos, aprendemos a parar de lutar com leões, simplesmente porque não podemos vencer. Também aprendemos que quanto mais nos concentramos em controlar e mudar outras pessoas, mais incontrolável nossa vida se torna. Quanto mais nos concentramos em viver nossa própria vida, mais temos uma vida para viver e mais controlável nossa vida se torna.


Do livro “A Linguagem da Liberdade”, de Melody Beattie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário