Ficaríamos surpresos ao saber o que podemos suportar quando não temos escolha.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Mudando o foco.


Esta imagem traduz muito bem um pensamento que trago comigo: tudo na vida é uma questão de ponto de vista; tudo é relativo.
Há alguns anos soube de um comportamento que me serviu de exemplo, pois consolidou em mim o conceito de que o que sentimos é apenas o resultado da nossa visão do mundo, das coisas, das pessoas, dos acontecimentos... Um jovem de apenas 20 anos, conhecido da família e amigo próximo de uma prima, veio a falecer, vítima de um enfarto fulminante durante um jogo de futebol do qual ele participava com amigos da igreja que frequentava. Fato que, obviamente, foi motivo de imensa comoção para todos. Na cerimônia de sepultamento do jovem, seu pai deu aos presentes uma grande demonstração de fé e de visão positiva da vida, da qual me referi acima. Em seu discurso de despedida, em vez de demonstrar revolta, desespero ou frustração, ele agradeceu a Deus por ter tido a oportunidade de, durante 20 anos, ter como filho uma pessoa tão querida, de ter podido conviver com um ser humano tão bom e amável. Em sua visão, em vez de lamentar a perda do filho pela morte, ele agradeceu pelo que ganhou durante o tempo em pôde se relacionar, como pai, com aquela pessoa tão querida.
Ficou em mim a certeza que só sofremos porque não conseguimos perceber de forma positiva o que nos acontece. Como diz a máxima: a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.

(Henrique Gomes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário