Ficaríamos surpresos ao saber o que podemos suportar quando não temos escolha.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Amar é respeitar

O melhor apoio que prestamos aos nossos companheiros de jornada é simplesmente esperar em silêncio e com paciência. É preciso deixar que o próximo cresça quando estiver preparado para tal. Nada acontece fora do seu tempo, e fora da potencialidade de cada indivíduo.

Se não respeitarmos o tempo de cada um, estaremos sendo egoístas e nossa presença infrutífera e perniciosa.

Para amar é preciso estar-se desconexo. Precisamos aceitar que cada um é capaz de resolver seus dramas e é responsável pelos seus feitos na vida. Deixemos de nos achar imprescindíveis.

Aceitando fazer esse distanciamento, permitimos que os outros sejam e comportem-se como queiram, dando-nos também essa mesma liberdade. É daqui que nasce a máxima do Cristo que diz 'só o amor liberta'.

Viver impondo essa distância não significa que deixaremos de nos importar com os outros, ou de amá-los, mas sim que viveremos sem enlouquecer pela ânsia de tudo compreender, fazer, suportar ou admitir. Além do que, o desligamento nos motiva ao perdão, devido ao grau de libertação mental que nos induz a viver sintonizados com a vida.

As pessoas só podem dar aquilo que possuem. Como, pois, exigir amor de alguém que ainda não sabe amar? Requisitar dos outros o que eles ainda não podem dar é desrespeitar suas  limitações emocionais, mentais e espirituais.

Alexandre Suverov

Um comentário:

  1. Adorei o Blog, está de Parabéns. O último Parágrafo tem tido bastante repercurssão nos últimos anos, as pessoas exigem de outras o que não tem em si mesmas, nas suas palavras, ficaram realistas e claras. Obrigada por esse pensamento. Abraços, amigo.

    ResponderExcluir