Ficaríamos surpresos ao saber o que podemos suportar quando não temos escolha.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Imagem Corporal


Muito enfatizamos a relação entre a imagem corporal e os Distúrbios Alimentares. Vamos agora definir melhor o que é esta Imagem Corporal.
Nem todos se vêem no espelho como realmente são.. Saiba que uma em cada três pessoas com peso adequado ao seu tamanho tem uma imagem distorcida de si mesma.
As mulheres estão mais suscetíveis que os homens a enxergar seus corpos como gordos quando eles estão, na verdade, com a massa corpórea ideal, longe de qualquer sinal de obesidade. É o assédio da mídia e da moda, que firmam padrões estéticos muitas vezes fora do alcance de um corpo normal e saudável.

Então o que seria a Imagem Corporal?
É a forma como nos vemos no espelho ou quando formamos uma imagem mental de nosso corpo. É como imaginamos que os outros nos vêem e como nos sentimos acerca deste corpo.

E o que seria então uma Imagem Corporal Negativa?
É quando distorcemos a percepção deste corpo, gerando uma sensação de inferioridade, desconforto e ansiedade.
E é nesta lacuna entre o Corpo Real e A Imagem Corporal que os Distúrbios Alimentares muitas vezes se desenvolvem.
Uma Imagem Corporal Negativa ocasiona sentimentos de depressão, isolamento, baixa auto-estima, comportamento obsessivos em relação a comida e perda de peso.
Os padrões de beleza na atualidade são cruéis e coercitivos. Impomos às crianças desde pequenas estes modelos, através das Barbis, mídia e de nossa própria ansiedade estética.
Mas já existe hoje uma resposta social a este padrão estético a exemplo de Londres onde foi firmado um código de ética entre as revistas de moda que não veicularão mais a imagem de modelos anoréticos.

É um início.

Psicóloga Ana Suruagy Botto

Nenhum comentário:

Postar um comentário