Ficaríamos surpresos ao saber o que podemos suportar quando não temos escolha.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A tolerância como fator de equilíbrio interno

Ser tolerante tem muito a ver com a auto-estima, pois alguém que necessite se auto-afirmar a cada momento, não poderá praticá-la.

Como admitir diferenças se não aceitamos que existem tantas verdades quantas pessoas existirem? Não devemos confundir a verdade do outro com a nossa realidade. Cada um tem a sua realidade, ou seja, aquilo que vive. O que o outro vive é realidade para o outro, para mim é apenas verdade. Não é o que eu vivo. Verdade porque existe. Não pode ser negado, porém não é o que é vivido por mim.

Comum se ouvir: "Minha realidade é outra". Aceitar que outras pessoas possam pensar, agir e viver diferente de si mesmo é compreender isso e principalmente, respeitar o outro em sua forma de ser. A tolerância trás consigo a benevolência, que expressa uma forma positiva e benéfica de ver as coisas e as pessoas. Ser tolerante é ter uma visão positiva da vida e do ser humano. É compartilhar em todos os sentidos, em todos os segmentos de nossas vidas. É uma das condições básicas para que ocorra uma boa comunicação entre duas ou mais pessoas. O tolerante expõe, cuidando para não impor suas idéias. Busca o convencimento, a persuasão. Tem como fator orientador de sua conduta e diálogo, o buscar os fins com maior adequação, diferente de ter que ser do seu jeito. Consegue receber idéias diferentes e aproveitá-las, enriquecendo assim seu mundo experiencial, sua forma de viver. Nos meios onde a tolerância predomina, as pessoas crescem constantemente, convivem harmoniosamente entre si e praticam a cooperação coletiva, não havendo espaço para posições individualistas, egoístas. É notório o grau de maturidade que elas apresentam em relação ao que fazem.

Também repito que ser tolerante não é admitir ou permitir qualquer tipo de situação ou comportamento, mas sim não ser intransigente e intolerante com tudo e todos, sem nem mesmo refletir no que se está rebatendo. Quem possui uma visão tolerante das coisas e das pessoas, possui também calma e maior domínio de si mesmo para lidar com os obstáculos, buscar superá-los sem desespero e agindo sem ferir os envolvidos.

(desconheço o autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário